Como você encontrou nosso site?

 

  

A empresa Emiatec Equipamentos foi constituída em 2009, devido às necessidades tecnológicas da empresa Emiatec Tecnologia Ambiental Ltda no monitoramento de emissões atmosféricas, foco de sua atuação no mercado.  Atuante neste mercado desde 2003, a Emiatec Tecnologia Ambiental tem percorrido diversos estados verificando e ajustando os mais diversos processos emissores, prestando assessoria para melhoria e eficiência destes equipamentos, conforme os parâmetros estabelecidos nas resoluções ambientais Federais e Estaduais. Esta experiência foi fundamental para o desenvolvimento de equipamentos, com tecnologias nacional, voltados a processos emissores de poluentes atmosféricos.  

A qualidade dos serviços da Emiatec Tecnologia Ambiental agora garantindo precisão em equipamentos.

 

Desenvolvimento de um coletor isocinético para quantificação de emissões de poluentes atmosféricos

Apresentação

Nas últimas décadas as emissões atmosféricas industriais foram colocadas sob o holofote da opinião pública e dos ambientalistas. A EMIATEC começou somente como prestadora de serviços de medição e evoluiu para uma provedora de solução tecnológica inovadora e sofisticada embarcada em um novo equipamento. Essa diversificação do negócio foi impulsionada por questões econômicas que conduziram à necessidade de nacionalização de tecnologia para que a empresa pudesse se estabelecer no mercado com perspectivas sustentáveis. O êxito dessa estratégia está pautado em conhecimento técnico, capacitação e, principalmente, no estabelecimento de parcerias e no estreitamento da relação com sua cadeia de valor.

A empresa

A Emiatec é uma empresa de pequeno porte que atua na área de emissões atmosféricas e qualidade do ar, localizada na cidade de Curitiba, estado do Paraná. A empresa foi fundada em 2003 por dois profissionais com experiência em serviços de monitoramento atmosférico que identificaram um novo nicho de mercado. Esse novo segmento começou a se desenhar a partir da crescente preocupação dos governos e organismos internacionais com problemas ambientais decorrentes da intensa atividade industrial, e de uma nova legislação que entrou em vigor no estado do Paraná em 2002.

O projeto

Atuante na área de serviços, a Emiatec desenvolveu um coletor isocinético próprio (equipamento para quantificação de material particulado emitido em dutos e chaminés de fontes estacionárias), tendo como base fundamental a nacionalização de tecnologia visando a redução do custo do produto, até então disponível somente via importação. Inspirado em um modelo alemão, o produto foi construído de acordo com as disposições da norma ABNT NBR 12827/93 e seus documentos complementares, de acordo com a legislação brasileira, que estabelece os limites máximos de emissão de poluentes atmosféricos para fontes fixas. Hoje a empresa utiliza o equipamento em seus serviços e também passou a comercializá-lo.

Resultados para a empresa

O coletor isocinético da Emiatec tornou-se seu diferencial de mercado. A utilização de um equipamento criado internamente tornou-se uma importante vantagem competitiva, transmitindo credibilidade e fortalecendo o nome da empresa no mercado. Além disso, a visibilidade conferida à empresa pelo seu equipamento – que se tornou referência nacional na área de emissões atmosféricas – consolidou uma nova carteira de clientes e incrementou seu faturamento.

A empresa já faz planos para aumentar o número de equipamentos no mercado brasileiro e almeja atingir o mercado latino americano em médio prazo. A solicitação da propriedade industrial da tecnologia desenvolvida foi depositada junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

A Emiatec Equipamentos apresenta seus dois equipamentos  desenvolvidos e aprimorados com investimentos próprios e também com apoio financeiro da FINEP, agora comercializados.

 

           

Emiatec Tecnologia Ambiental | Rua Mário Gomes, 131 |CEP 82.300-550 | Curitiba | Paraná
www.emiatec.com.br | emiatec@emiatec.com.br | Fone: (41) 3372·2551 | Fax: (41) 3272·4274